Tocantins Fruticultura
Governo do Tocantins promove 2° levantamento semestral de pragas quarentenárias da citricultura e bananicultura
A Adapec está monitorando cerca de 100 propriedades em áreas comerciais e não- comerciais de fruticultura no Tocantins
23/10/2024 15h18
Por: Redação Fonte: Secom / Governo do Tocantins
Foto: Keven Lopes / Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando neste mês de outubro, o segundo levantamento semestral para monitoramento de Pragas Quarentenárias da Citricultura e Bananicultura. Os técnicos da Agência estão monitorando cerca de 100 propriedades em áreas comerciais e não-comerciais de fruticultura no Estado.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Fruticultura, Helcids Sá, este levantamento que inclui a inspeção nos cultivos de citricultura e bananicultura no em áreas comerciais e não-comerciais (pomares caseiros) está sendo executado nas 11 regionais da Adapec. “Esse monitoramento é realizado pela Adapec duas vezes ao ano, para detecção das pragas cancro cítrico, HLB e delimitação da praga pinta preta nos citrus e também de pragas na cultura da banana. Quando há suspeitas coletamos as amostras, que são encaminhadas para laboratórios oficiais para averiguações,” explicou Helcids Sá.

O que são as pragas quarentenárias?

É uma praga de importância econômica, onde ainda não está presente, ou, quando presente, não se encontra amplamente distribuída e está sob controle oficial. O monitoramento anual destas pragas é uma exigência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).