Cidades Agroindústria
Governo do Tocantins concede selo de certificação de equivalência federal para laticínio em Itaporã
A indústria possui capacidade de processamento de 20 mil litros de leite por dia
16/08/2024 15h39
Por: Redação Fonte: Secom / Governo do Tocantins
Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), concedeu nesta sexta-feira, 16, o registro de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) para a indústria de processamento de leite, o Laticínio Italat, situado no município de Itaporã. Com a certificação a empresa estará autorizada a comercializar seus produtos em todo o território nacional.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a Agência realizou todo o acompanhamento para a concessão da certificação ao estabelecimento. “A Adapec é parceira no desenvolvimento do Estado, por isso, defendemos que nossos produtos sejam processados dentro das normas sanitárias para que possam, além de garantir a segurança alimentar, alcançar novos mercados. No caso específico deste laticínio, a Gerência de Inspeção Animal da Adapec fez todas as orientações ao empresário e acompanhou as adequações para a concessão do Sisbi,” esclareceu Paulo Lima.

Com a concessão do Sisbi, o Responsável Técnico pela indústria, Claudionei Baum, destaca que o Governo do Estado por meio da Adapec, está viabilizando o desenvolvimento da indústria leiteira, certificando os produtos com o selo de inspeção e levando credibilidade aos consumidores. “Outro ponto importante é a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) através do SISBI, que irá fomentar a comercialização dos nossos produtos a nível nacional, impulsionando a economia do Estado e fortalecendo a geração de emprego,” pontuou Claudionei Baum.

Com o Sisbi, a empresa já tem procura de mercados, além do Tocantins, os estados de Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal.

O laticínio é registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e possuem uma capacidade de processamento de cerca de 20 mil litros de leite por dia e produz: creme de soro de leite cru de uso industrial e queijo mussarela, e está com projeto de ampliação para produção de manteiga, ricota, provolone e queijo mussarela fatiado.