A partir do dia 20 de julho até o dia 05 de agosto está aberto o prazo para que os partidos e federações possam realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Em Palmas, a única cidade do Tocantins que pelo número de eleitores pode ter segundo turno, deverá aplicar a regra já na sua estreia, uma vez que esta eleição é a primeira com essa possibilidade, dado o número de eleitores ter superado os 200 mil exigidos pela legislação.
Com quatro candidaturas a prefeito no pelotão da frente e no intermediário, o jogo está embolado no momento. A deputada Janad Valcari que lidera as pesquisas, e tem uma gama de partidos e lideranças no seu projeto parece se solidificar na dianteira, porém, o ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos tem sido um “incômodo” para seus adversários, pela estratégia adotada na sua pré-campanha com a sola do sapato e o porta a porta nas regiões sul e norte da cidade.
O também ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha que figurava em segundo lugar nas pesquisas perdeu espaço após a operação da Polícia Federal, e por mais que tenha buscado desvincular do fato, o estrago foi feito em sua campanha. Mesmo assim tem seu eleitorado consolidado. Já o deputado Júnior Geo que se filou ao PSDB de Cinthia estacionou, mas detém um bom percentual de votos e ainda conta com o que a prefeita pode lhe repassar do seu patrimônio eleitoral como seu candidato, principalmente, entre os servidores municipais.
O segundo turno em Palmas é o mais provável porque há pesquisas dos quatro lados, e elas são monitoradas diariamente. E a surpresa é o justamente o crescimento de Eduardo Siqueira Campos. Um dado interessante é que nenhuma destas pesquisas arriscaram mostrar uma simulação de segundo turno entre os candidatos. Essa informação poderia fazer uma grande diferença no cenário e poderíamos entender melhor o que pensa o eleitor, caso ele tenha apenas duas opções. Para onde ele vai seguir? Essa pergunta se tem resposta, nenhuma das pesquisas quis mostrar até agora.
O prazo encurta a cada dia, e daqui para a frente as movimentações aumentam. Aguardamos para ver os próximos números com ou sem surpresas no primeiro ou no segundo turno.