Evelyn Vitória tem 15 anos, é aluna do 9º ano da Escola Municipal Maria Júlia, no Jardim Aureny III. A estudante afirma que agora já sabe qual é a função do Tribunal de Contas do Estado. Ela foi uma das finalistas do Concurso TCE Cidadão na Escola, que premiou os melhores trabalhos nas categorias vídeo curto e redação. “Agora nós temos noção como é feita a fiscalização dos recursos públicos e a importância desse trabalho no combate à corrupção”, concluiu a estudante que ganhou um tablet como prêmio.
Além da Evelyn Vitória, mais 61 alunos foram premiados com tablets e leitores de livro digital (Kindle). Ao todo, mais de 10 mil estudantes, de 39 escolas, foram impactados com o projeto, desses, 167 foram classificados com os melhores trabalhos. Seis municípios participaram da iniciativa: Araguatins, Colinas, Guaraí, Gurupi, Palmas e Porto Nacional. O projeto teve objetivo de levar informações e orientações sobre as atribuições do Tribunal a estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira, 16 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas, e uma das apresentadoras foi a estudante Isabelle Luayne, 12 anos, aluna da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Palmas, e personagem nas campanhas da Corte para divulgação do projeto. O evento contou ainda com as presenças de entidades parceiras, além de secretários municipais de Educação dos seis municípios e das prefeitas de Guaraí, Fátima Coelho e, de Gurupi, Josi Nunes.
O secretário de Educação de Gurupi, Davi de Abrantes, classificou o concurso como muito relevante para o desenvolvimento da criticidade dos alunos no processo de fiscalização das contas públicas.
Essa foi a primeira edição do concurso TCE Cidadão na Escola e como parte do projeto foram exibidos conteúdos programáticos com videoaula sobre o papel do Tribunal, incentivando o aluno a ser fiscal e a zelar pelo bem público. Foi disponibilizada também uma cartilha digital como forma de complementar o tema. Depois desses conteúdos oferecidos, os alunos ficaram embasados para elaborar os trabalhos que foram avaliados por uma comissão julgadora.
Abertura
O presidente do TCE/TO, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, destacou a importância do projeto na vida dos estudantes. “Essa é uma forma muito eficiente de aproximar o Tribunal do cidadão. Pensando sobre a importância deste projeto, concluímos que ele foi além do que a gente idealizou e imaginou. Crianças e jovens são muito curiosos e difundem, com facilidade, o que ouvem e veem. Certamente estão propagando, entre familiares, colegas e amigos, todo o conhecimento adquirido com o projeto. Agradeço a todos os parceiros e demais envolvidos pelo empenho para que pudéssemos realizar esse trabalho”.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, representando todos os municípios, disse que a iniciativa do TCE foi muito oportuna. “É importante que as instituições sigam esse exemplo do Tribunal para que nossos alunos se tornem verdadeiros cidadãos com senso crítico e vigilantes da aplicação dos recursos públicos”, comentou.
Rogério Ramos, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, ressaltou que é uma honra ser parceiro do TCE e de outras instituições neste projeto. “O Tribunal se mostrou preocupado e incentivou a implementação de uma cultura de como fazer administração e acompanhar as gestões públicas, formando cidadãos de bem com conhecimentos importantes”.
Já o presidente da Fieto, Roberto Pires, enfatizou que o TCE Cidadão na Escola dá oportunidade do aluno conhecer como funciona de fato o Tribunal, a importância da fiscalização, da legislação e da aplicação correta de recursos públicos. “Estamos contentes de participar desse momento que durante todo o processo envolveu centenas de alunos e, hoje, 62 foram premiados pelos trabalhos que realizam. Parabéns a todos”.
Parceiros
São parceiros do Tribunal de Contas na realização do projeto: as prefeituras das cidades participantes, por meio das respectivas secretarias municipais de Educação, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio).
A lista com a relação dos vencedores pode ser conferida aqui.