Visando o fortalecimento e o desenvolvimento da piscicultura no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está intensificando um trabalho de vigilâncias ativas em pisciculturas produtoras de formas jovens de peixes em todo Estado. Nesta terça-feira, 23, uma equipe do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA) realizou a ação numa piscicultura no município de Ipueiras.
Segundo o responsável técnico do PESAA, Elias Mendes de Sousa Neto, durante a vigilância ativa, o proprietário recebeu informações importantes sobre o setor, e foi orientado a continuar adotando as boas práticas de manejo sanitário em seu estabelecimento, bem como a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) de peixes para seus clientes. Além disso, atualizar o cadastro anualmente na Adapec e fazer a sua declaração de informações pecuárias, que é obrigatória semestralmente nos meses de maio e novembro.
“Estas vigilâncias ativas estão sendo realizadas principalmente nas pisciculturas produtoras de formas jovens de peixes, com o objetivo de fortalecer a sanidade das pisciculturas tocantinenses. Aproveitamos a oportunidade também para orientar os produtores sobre outros aspectos de sanidade dos peixes e a manterem regularmente atualizado o cadastro na Adapec, para que possamos prestar esse tipo de serviço e contribuir para que a piscicultura desenvolva em nosso Estado, e consequentemente, possa gerar mais renda e emprego para o Tocantins,” destacou Elias Mendes.
A piscicultura visitada pela Adapec está localizada na Fazenda Lagoa Azul, no município de Ipueiras, é de propriedade do senhor Heitor Alves Paranhos, que desenvolve a atividade com seus filhos. Eles trabalham com produção de alevinos, que são comercializados principalmente no Tocantins, além de outros estados do país. A fazenda também produz peixes para engorda, abate e mantém um estabelecimento de abate de peixes com adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf -TO), o que possibilita a comercialização do pescado devidamente inspecionado e apto para o consumo.
O Tocantins conta atualmente com cerca de 1.200 pisciculturas cadastradas na Adapec que recebem atenção sanitária do órgão.