A manhã desta sexta-feira, 19, foi marcada pela visita da Folia do Divino Espírito Santo, do município de Natividade, à sede das Secretarias da Cultura, Mulher, Povos Originários e Tradicionais e Pesca e Aquicultura. A manifestação é uma das principais representações da cultura popular e da fé tocantinense e acontece em diversos pontos do Estado, em especial na região Sudeste. Para receber os foliões, estiveram presentes os secretários Tião Pinheiro e Narúbia Werreria, as secretárias-executivas Valéria Kurovski, Warner Pires e Cris Freitas, a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, e o corpo de servidores das pastas.
“A minha família sempre foi festeira do Divino. Eu sou o sexto da geração. Já tive dois tios e meu irmão, que se encontra aqui, já foi imperador. Hoje eu sou mensageiro da Folia do Espírito Santo como capitão no mastro de 2024. É gratificante. Não tenho palavras”, disse Jader Rocha Nepomuceno Costa, secretário de Juventude e Esporte do município de Natividade.
Segundo Jader, após a passagem por Palmas o grupo retorna para a região de Natividade, passando pelo município de Santa Rosa e girando de novo. A passagem por Palmas marca 20 dias de giro e, ao todo, são 40 dias levando pelo Tocantins um exemplo de fé, religiosidade e cultura.
De acordo com Simone Camelo, presidente da Associação Cultural do município e parte da comissão da Festa do Divino, a proposta de visitar a capital serve como uma forma de mostrar a riqueza cultural da região. “Esse grupo está girando pelo sertão de Natividade e cidades vizinhas, e nós viemos para Palmas com a proposta de mostrar a riqueza do nosso patrimônio cultural, das nossas tradições, da nossa fé, das nossas devoções. A Fé no Divino Espírito Santo é uma das maiores manifestações que nós temos”, disse.
Para o secretário Tião Pinheiro, “o sentimento que carrega os festejos do Divino Espírito Santo é um sentimento muito forte. Gostaria de agradecer a generosidade de vocês em virem até aqui. Esse é um momento muito importante para a cultura, com essa retomada cultural, a criação da secretaria pelo governador Wanderlei Barbosa, assim como as secretarias dos Povos Originários e Tradicionais, da Pesca e Aquicultura e da Mulher. Esse sentimento é de uma energia positiva, que anula as negativas”, disse e revela que já foi Alferes da Folia de Santos Reis e Rei dos festejos de Nossa Senhora do Rosário em sua cidade natal, Monte Alegre de Goiás.