Quem será o candidato da prefeita Cinthia Ribeiro na disputa pela prefeitura da capital? Esta é uma pergunta que vem martelando a cabeça de muita gente nos últimos meses. E pelo que parece vai demorar mais um tempo para que ela decida se terá ou não um candidato. Enquanto isso...
Sem nenhuma definição de um nome no grupo para a sucessão, a prefeita de Palmas que construiu um legado de obras, serviços, e principalmente, valorizado os servidores públicos, vê todo este trabalho sendo “desperdiçado” do ponto de vista eleitoral, por não ter um nome que possa chamá-lo de seu candidato.
Entre os servidores públicos que somam cerca de 12 mil, Cinthia possui uma aprovação quase que unânime, por ter atendido praticamente, todas as reivindicações da categoria, e ter inclusive, surpreendido com ações que os servidores nem esperavam, como por exemplo, o vale alimentação que hoje estão nos valores de R$ 800,00 e 1.000,00 reais.
Imagina o servidor que ganha um salário mínimo, e a partir de agora ele terá mais 1 mil reais no bolso, é quase o dobro do que ele ganha. Este quinhão eleitoral está sem um herdeiro. E um servidor público satisfeito é um multiplicador de votos em potencial.
E qual a dificuldade que Cinthia tem encontrado para ter um candidato?
Entre as especulações, está a de que Palácio e Paço teriam o mesmo candidato, porém, nunca ficou claro quem indicaria o (a) candidato (a) a prefeito (a). E como o Palácio também não se define por um nome, Cinthia estaria aguardando uma posição do governador Wanderlei Barbosa. Enquanto isso, o tempo vai passando e os pontos positivos da gestão vão deixando de ser explorados. Embora todo este capital possa ser explorado na campanha, nada se compara ao hoje.
No dia 19 de setembro, parecia que Cinthia ia tomar as rédeas da sucessão, quando convocou uma reunião com os pré-candidatos, Júnior Geo, Cleiton Cardoso, Vanda Monteiro, Filipe Martins e Ricardo Ayres. De lá para cá se passaram 40 dias e não se ouviu mais nenhuma manifestação política da prefeita, a não ser no evento do Dia dos Servidores em que ela disse em tom de brincadeira que não é candidata a prefeita.
Encontrar um nome de consenso entre Paço e Palácio não será tão fácil assim, e as opções são aquelas ofertadas já no mercado eleitoral, isso porque nenhum dos dois construíram um nome para ofertar à população. Terá que recorrer ao cardápio existente.
E André Gomes?
Por outro lado, Cinthia poderia começar a olhar melhor seu time. O seu vice, André Gomes, por exemplo, poderia ter sido preparado para a sucessão, porém, não teve espaço na gestão, embora o senador Eduardo Gomes mantenha a destinação de recursos por meio de emendas para o município e de não haver um anúncio oficial de ruptura entre a prefeita e o senador que ajudou a elegê-la em 2020.
Após as movimentações políticas dos últimos dias, e as especulações de uma possível ruptura entre Wanderlei e Dorinha acendeu uma luz de que sem Dorinha, o senador Eduardo Gomes ganharia espaço com Wanderlei e os dois estariam juntos em 2026. E aí o projeto passa pela Prefeitura de Palmas. Neste contexto, sabendo da força política de Eduardo Gomes, não seria uma surpresa se ele e Wanderlei convencessem Cinthia a ter André Gomes como o candidato a prefeito. Afinal, o senador sempre manteve a fidelidade a Cinthia. Que tal?