Primeiro aliado do governador Wanderlei Barbosa a manifestar o desejo de disputar a prefeitura de Palmas, o secretário de Governo, Jairo Mariano (PDT) mantém as articulações políticas na capital buscando o fortalecimento do seu nome, e assim, tornar-se o escolhido do Palácio.
Depois que pesquisas apontaram que o governador Wanderlei Barbosa possui uma grande influência na transferência de votos na capital, a briga para ser o escolhido(a) acirrou entre os pretensos candidatos a prefeito, que estão ligados a base governista.
Experiente, Jairo Mariano, que já foi prefeito de Pedro Afonso e presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) mantém a pré-candidatura a prefeito da capital, e aposta no seu potencial político, de dialogar com líderes das regiões norte e sul da cidade, onde tem marcado presença em diversos eventos, e nos desgastes dos seus concorrentes.
Por estar no mesmo partido do vice-governador, Laurez Moreira e manter bom tramite junto ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, além da proximidade e confiança com o governador Wanderlei Barbosa, Jairo Mariano vem demonstrando a cada dia, que sua pré-candidatura pode reunir forças que o leve ao Paço Municipal, inclusive com apoio da prefeita Cinthia Ribeiro de quem ele tem construído pontes, por meio do secretario Municipal de Governo Fabrício Viana.
Recentemente em entrevista a uma Rádio da capital, Jairo Mariano reafirmou que é pré-candidato a prefeito de Palmas, e que está à disposição do governador e do grupo para disputar o Paço Municipal.