O câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) começa a se tornar realidade para a população de Dianópolis e da região sudeste do Estado. A Ordem de Serviço para início das obras foi assinada nesta terça-feira, 3, pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo reitor da instituição, Augusto Rezende, em solenidade realizada no Setor Industrial do município. A obra está orçada em R$ 22 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual, e contará com 6 mil m² de área construída, em uma área de 15 mil m².
"É uma obra importante, que ajudará muito no desenvolvimento da região sudeste. Vai abrigar diversos cursos, qualificar pessoas e tornar nossa comunidade mais competitiva. Temos exemplos de alunos qualificados aqui, imagina eles com uma estrutura com laboratório de informática, auditório e um ambiente esportivo e cultural. O nosso objetivo é descentralizar o ensino superior e agradecemos, ao prefeito José Salomão e à Câmara, pela doação da área", destacou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
O prefeito de Dianópolis, José Salomão, ressaltou que, no momento em que o Tocantins completa 35 anos, o município ganha um presente importante. "Esse câmpus, que está com as obras iniciadas, definitivamente consolida a Unitins em Dianópolis, beneficiando um universo de 100 mil pessoas na região”, declarou o prefeito, salientando que a Ordem de Serviço para início das obras democratiza o acesso ao ensino superior e tem um efeito multiplicador incalculável, tanto no ponto de vista econômico e social quanto na geração de empregos.
O Câmpus Dianópolis terá 30 salas de aula, além de laboratório de informática, biblioteca com 200 m², dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Estadual de Educação. A estrutura também terá um auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina, pátio coberto, espaço de convivência, banheiros adaptados com tudo dentro dos padrões arquitetônicos mais modernos, priorizando acessibilidade e sustentabilidade, com previsão para início das aulas no primeiro semestre de 2025.
Implantação
A Unitins foi implantada em Dianópolis em 2014 e funciona, atualmente, em dois prédios, sendo a sede administrativa em prédio cedido do município e as salas de aulas no Colégio João D’Abreu (locado pela Instituição). Atualmente, a instituição conta com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, com cerca de 850 estudantes.
Com a construção da sede própria, o Governo do Tocantins disponibilizará novas oportunidades para toda a região sudeste do Estado, ampliando o número de vagas, além da possibilidade de implantação de novos cursos.
Plano de expansão
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explicou que esse câmpus em Dianópolis faz parte do plano de expansão da Universidade, para melhorar as condições de acesso ao ensino superior no Estado. "O Governador entendeu que priorizar a sede da instituição trará mais conforto para os cursos existentes e também a possibilidade de ampliação de outras áreas do conhecimento, como saúde, mineração e do turismo, que são potenciais da região sudeste", pontuou o reitor.
O acadêmico do curso de Direito, Aldemir Santos Dias, afirmou que a Unitins abriu as portas para as pessoas do sudeste do Tocantins. "Sou de família simples e humilde, e sei o quanto a Unitins abriu as portas para o povo do sudeste. Ela realiza sonhos e transforma a realidade da região, esse câmpus é a materialização de um sonho", ressaltou.
"A construção desse câmpus representa a interiorização do ensino superior da Unitins. Dianópolis sonhou muito com essa universidade que, hoje, é uma realidade", destacou o professor Tenner Aires Rodrigues.
Visita
Na oportunidade, o prefeito José Salomão acompanhou o Governador em uma rápida visita às obras de asfaltamento de ruas e à avenida do setor Nova Cidade. As obras estão sendo realizadas com recursos do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego, que prevê o repasse de R$ 2 milhões aos municípios para implantação de obras de infraestrutura nos 139 municípios do Estado.
Presenças
A cerimônia contou com a presença de prefeitos da região, do deputado federal Ricardo Ayres, do deputado estadual Gutierres Torquato, vereadores, secretários de Estado, servidores da Unitins e a comunidade.