O vereador Marilon Barbosa acompanhou nesta sexta-feira, 1º de setembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Taquaruçu, a implantação de uma brigada civil de combate a incêndios florestais instalada no distrito de Taquaruçu. A operacionalização foi realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). A brigada foi uma defesa do vereador junto ao governo estadual.
A brigada conta com 18 brigadistas residentes em Taquaruçu e foram capacitados para o combate às queimadas ilegais na região, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado.
“É um dia importante para esta região que todos os anos é afetada pelos incêndios causando prejuízos à fauna, a flora e a saúde humana com a fumaça que fica no ar. Quero agradecer o governador Wanderlei Barbosa, o secretário Marcelo Lelis e o Coronel Farias que ouviram esta demanda e tiveram a sensibilidade de fazer todos os esforços possíveis para a criação desta briga, estou feliz como parlamentar por poder dar esta resposta à nossa população, que por meio também de várias entidades de Taquaruçu defenderam esta brigada. Esperamos que no próximo ano possamos ter uma briga com um tempo maior de duração,” defendeu Marilon Barbosa.
No evento, o secretário Marcello Lelis disse que a brigada em Taquaruçu atendeu a uma orientação específica do governador Wanderlei Barbosa e um pedido feito pelo vereador Marilon Barbosa, por entender a importância que essa região tem como pólo de ecoturismo do Estado e pela imensa riqueza ambiental.
O Coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do CBMTO e de Ações de Defesa Civil Estadual, destacou que a região de Taquaruçu merece uma atenção especial por isso, o Governo do Estado tem buscado investir em ações preventivas, de conscientização e de estruturação para que o Tocantins não sofra tanto no período de estiagem.
A estruturação da brigada no distrito contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA). A Brigada terá o espaço no CRAS de Taquaruçu como base de apoio.