Tocantins Ação da PF
Polícia Federal desarticula organização criminosa, com forte atuação nas redes sociais, especializada em fraudes a benefícios previdenciários no Tocantins
O objetivo é desarticular grupo criminoso especializado em fraudes a benefícios previdenciários.
29/08/2023 13h02
Por: Redação Fonte: PF - Tocantins
Imagem Instagran

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29/08/2023), a Operação VÍNCULOS SIMULADOS, cujo objetivo é desarticular grupo criminoso especializado em fraudes a benefícios previdenciários.

Na oportunidade, foram cumpridos 5 mandados de prisão e 6 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína/TO e Parauapebas/PA, expedidos pela 1ª vara da Justiça Federal.

De acordo com a investigação, a PF identificou que a organização criminosa atuava cooptando mulheres que foram mães recentemente, convencendo-as a fornecerem documentos pessoais para possibilitar a obtenção indevida de salário-maternidade. Uma vez em posse dos documentos enviados pelas supostas beneficiárias, os envolvidos inseriam dados trabalhistas falsos. Posteriormente, o benefício de salário-maternidade era requerido junto ao INSS. Ao receber o benefício, as mulheres repassavam para a organização criminosa metade do valor recebido indevidamente.