Educação Irregularidades
Em Gurupi, Defensoria encontra irregularidades em CMEI
DPE fez uma Recomendação ao Município visando a obtenção de um cronograma de ações para sanar todos as demandas de melhorias expostas
08/05/2023 17h29 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Ascom DPE-TO
Foto: Nuamac Gurupi DPE-TO/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ação Coletiva (Nuamac) de Gurupi, a 230 km de Palmas, está realizando vistorias técnicas nos Centros de Educação Infantil (Cmei) do município. Na sexta-feira última, 5, o Núcleo esteve nos Cmeis Oneide de Souza Coelho, no Setor Campos Belos, e Raimunda Regino de Lima, no Setor Aeroporto II.

Segundo o Nuamac Gurupi, durante visita à unidade Raimunda Regino de Lima, quando estão sendo observados pontos da estrutura e higiene do ambiente, ficou perceptível que a escola está dentro da regularidade.

Já na Oneide de Souza Coelho, conforme notado pela equipe do Nuamac de Gurupi, foram observados problemas estruturais, como infiltrações no prédio, e questões ligadas à saúde, como estoque de alimentos fora do prazo de validade; a presença de um depósito de lixo ao lado da unidade escolar; e, também, a ausência de limpeza e de calçamento das áreas circundantes do Cmei.

Recomendação

Conforme explicou a coordenadora do Nuamac de Gurupi, defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães, a partir da detecção dos problemas, uma Recomendação será encaminhada ao Município visando a obtenção, principalmente, de um cronograma de ações para sanar todos as demandas de melhorias expostas.