A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) firmou parceria com a Associação Saúde em Movimento (ACM) que gerencia a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Augustinópolis para a realização de estágio supervisionado por acadêmicos do curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis. O acordo foi assinado nesta segunda-feira, 24.
A parceria tem validade de um ano e permitirá que os acadêmicos dos 7º e 10º períodos desenvolvam atividades como diluição e administração de medicamentos, cuidados de enfermagem, verificação de sinais vitais em monitoramento, entre outros, sob supervisão dos professores do colegiado de Enfermagem Késia Chaves e Dennis Novais. A iniciativa proporcionará aos estudantes uma formação mais completa e eficiente.
“Com o intuito de oferecer um ensino de excelência, buscamos proporcionar aos nossos alunos uma visão ampla da assistência de enfermagem através da vivência em diferentes ambientes de saúde. A UTI é considerada o ambiente mais completo para o cuidado individualizado nos extremos das condições de saúde do paciente. Ficamos extremamente satisfeitos em ter a oportunidade de realizar estágios e aulas práticas na UTI do hospital local”, comemorou a coordenadora de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Tavares.
Com a assinatura dos termos, não haverá mais necessidade do deslocamento dos acadêmicos para as cidades de Araguaína e Imperatriz/MA, localidades que recebiam os estudantes para as aulas práticas de UTI. Dessa forma, os discentes poderão se dedicar mais às atividades acadêmicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria dos serviços de saúde prestado à população local.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, destacou que a parceria “fortalece significativamente o aprendizado dos alunos, proporcionando-lhes uma oportunidade valiosa para aprimorar suas habilidades e se tornarem profissionais mais qualificados. É importante ressaltar que a experiência prática na UTI do hospital será fundamental para complementar a formação dos estudantes”.
Essa parceria também proporciona aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, que serão fundamentais para a atuação profissional no futuro.
A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Santos Czapski, destacou que o estágio é fundamental para o aprendizado dos alunos, e "principalmente na área da saúde. Para os estudantes de Enfermagem, a oportunidade de vivenciar essa experiência potencializa a qualidade do ensino. Agradecemos à Secretaria de Saúde do Estado e ao Hospital de Augustinópolis por proporcionar aos nossos alunos um local de aprendizado rico e indispensável para a formação qualitativa".
“Eu considero como um grande avanço, porque era um gargalo que a Universidade tinha que superar com o curso de Enfermagem nos semestres anteriores, buscando outras alternativas na região e comprometendo a formação dos alunos. Agora, no hospital de Augustinópolis, a gente conseguiu essa entrada na UTI como campo de estágio e a gente tem a certeza que fará a diferença, dando mais comunidade ao nosso aluno. Além dele apoiar e ver o serviço no território em que ele estuda. A Unitins comemora esse avanço e tem a certeza de que outros virão”, assinalou o reitor da Unitins, Augusto Rezende.